CURSO FMB
O Professor Flávio Augusto Monteiro de Barros nasceu no dia 07 de agosto de 1965, na cidade de Pirajú - SP. Filho de Alaor de Barros e Thereza de Oliveira Barros, professores de matemática e do ensino primário, respectivamente, da rede pública estadual. Em 1983, ingressou na Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho - PR, no ano seguinte transferiu-se para a ITE- Bauru, concluindo o Bacharelado em Direito em 1987. O Professor Flávio sempre teve vocação para o magistério. Ainda aluno, nos tempos de faculdade, ministrou uma aula de Processo Civil e foi aplaudido de pé. Na faculdade, recebeu o apelido de "Professor".
Em 1988, quando era Procurador do Estado na cidade Marilia, foi solicitado por alguns alunos, que estavam em recuperação, a ministrar aulas particulares de Direito Penal. Os próprios alunos, que ficaram encantados com as aulas, montaram o primeiro cursinho preparatório para concursos, sendo que Professor Flávio ministrava todas as materias. Os alunos não conseguiam anotar as aulas e então pediram que o Professor Flávio passasse a ditá-las. Mas o ditado tornava a aula enfadonha e por isso o Professor Flávio passou a falar de um jeito que ao mesmo tempo era uma explicação e permitia ainda a anotação.Assim nasceu a didática que hoje é aplicada no curso FMB. Não é propriamente um ditado, mas uma explicação pausada. Aqueles primeiros alunos hoje são juízes, promotores de justíça, procuradores do estado e delegados de polícia. Eram 17 alunos e praticamente todos foram aprovados.
De 1988 a 1993, o Professor Flávio teve cursinho preparatório para concursos públicos, nas cidades de Marilia(1988 e 1989) e Presidente Prudente(1990 a 1993), nessa última cidade tinha como sócio o promotor de justíça Nadir de Campos Júnior, amigo pessoal, que ministrava aulas de Direito Penal e Processo Penal, as outras disciplinas ficavam por conta do Professor Flávio. Em agosto de 1993, o Professor Flávio passou a ministrar aulas no extinto Curso Êxito, na cidade de São Paulo, coordenado pelo Procurador de Justíça Carlos Frederico Coelho Nogueira, que tinha ainda como sócios os saudosos penalistas Julio Fabbrini Mirabete e José Henrique Pierangeli.
Em 1995, tornou-se professor do Curso CPC, coordenado pelo jurista Antonio Carlos Marcato, que tinha como sócio Flávio Toledo.
Em julho de 2003, deixou o Curso CPC para fundar o Curso FMB, que iniciou suas atividades em dezembro de 2003, num ciclo de palestra sobre o novo Código Civil, figurando como palestrantes juristas do primeiro escalão, dentre eles Fábio Ulhoa Coelho e Vicente Greco Filho. De 2003 a 2004, lecionou no Curso IELFE, hoje chamado Curso LFG, a convite do Professor Luiz Flávio Gomes.
O Curso FMB nasceu impulsionado pelo "Método Revolucionário" e desde o início contou com a adesão maciça dos estudantes, que sempre apoiaram o projeto.
De 2003 a julho de 2011, a sede do Curso FMB foi o edifício Zarzur, na Av. Prestes Maia, 241, 42º - Centro - SP, posteriormente, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, a sede foi transferida para a Rua Galvão Bueno , 412, 12º - Liberdade - SP, e desde dezembro de 2012 a sede passou a ser a Rua São Joaquim, 485 - Liberdade - SP. Concomitantemente o Curso FMB, desde agosto de 2005, também tem uma unidade muito ampla na Av. Paulista, 949, 1º and. - Ed. Torre Paulista – Bela Vista – SP.
O Curso FMB revolucionou o ensino jurídico com suas apostilas e aulas que permitem ao aluno anotá-las., outrossim, pela aplicação de uma técnica de memorização avançada que é transmitida aos alunos em palestra mistrada pelo Professor Flávio.
Desde a sua fundação tem obtido índices de aprovação elevados.
Os cursos apostilados, existem no FMB desde 2004 e os cursos por DVD desde 2007. Em 2008, iniciou-se a expansão do Curso FMB para outras cidades, com transmissão das aulas via satélite, em unidades pelo Brasil no sistema de franquias. Em 2010, o Curso FMB aderiu também ao ensino por via Internet.
O corpo docente do Curso FMB é extremamente qualificado, sempre contou com juristas de escol, mas o maior orgulho é o resultado nos concursos, isto é, os próprios alunos, que tanto contribuem para o sucesso do FMB, que cresce todos os anos graças à melhor propaganda, que é a indicação pelo próprio aluno.
O Curso FMB é regido pela ética, respeita os outros cursinhos, não os encarando como concorrentes, mas como colegas que também contribuem para o aprimoramento do ensino no país.